O Parque Estatual de Itaúnas, é considerado um dos marcos de luta pela preservação ambiental no Espírito Santo,
está localizado no litoral norte, nas coordenadas geográficas com latitude 18º 20S E 18º 35S, longitude 39º 45W, com uma área de aproximadamente 3.674,18 hectares, que vão desde a foz do Rio Itaúnas, em Conceição da Barra até a foz do Riacho Doce, no limite com o estado da Bahia.
É freqüente encontrarmos na área profissionais da ciência desenvolvendo atividades científicas relacionadas à preservação, tais como pesquisa, catalogação de espécies animais, acompanhamento do ecossistema botânico, monitoração dos mangues, estudos hidrológicos, etc.
Dos 25 km de orla marítima do Parque, devido à própria preservação, apenas três quilômetros podem ser acessados pelo público em geral, onde são encontrados quiosques e uma infra-estrutura mínima para atender aos visitantes.
É um Santuário Ecológico e nele foi instalado uma estação de pesquisas de desova das tartarugas através do Projeto TAMAR, com a finalidade de proteger as tartarugas marinhas; nesses 38km de praia do Parque, desovam quatro a cinco espécies encontradas no Brasil.