Dunas de Itaunas

Localizada no norte do Espírito Santo, Itaúnas é conhecida por suas lindas dunas e o forró contagiante que envolve toda Vila.As dunas atingem até 30 m de altura e são de areia dourada e finíssima. Em Itaúnas está presente também o Projeto Tamar, que cuida da preservação das tartarugas marinhas da região. Sem dúvida, um lugar encantador, com muita natureza, forró e cultura local.

Historia e cultura
Itaúnas, antes dos anos 50, era uma Vila como outra qualquer. A cidade era dividida por uma montanha de areia coberta por vegetação de restinga. Com o desmatamento dessa área as dunas começaram a avançar sobre a população. E assim foi sumindo a Vila de Itaúnas durante o decorrer dos anos. Os moradores foram se mudando para o outro lado do Rio Itaúnas, onde estão até hoje. A partir da década de 80 o turismo começou a aflorar na região. Hoje é uma das principais atividades econômicas da região.

Clima
Em Itaúnas há sol o ano inteiro. De maio a agosto chove menos. Durante o verão há a desova de tartarugas marinhas.

Vegetação e relevo
Em Itaúnas encontram-se diversos ecossistemas: dunas, manguezal, restinga, Mata Atlântica e alagados. Nesse meio encontram-se jaguatiricas, macacos-pregos, preguiças e outros animais.

A fisionomia da região é formada basicamente de dunas de até 30 m de altura e trechos de praias desertas.

Dicas gerais
Na vila não há postos de gasolina, hospital, nem rodoviária, portanto abasteça o carro e leve seu próprio medicamento. Conceição da Barra, a sede, com maior infra-estrutura, fica a 22 km de Itaúnas.