Por Altier Moulin
Conheça as praias e um pouco da história de Conceição da Barra.
Conceição da Barra é a última cidade capixaba antes da Bahia e seu atrativo mais famoso é o Parque Estadual de Itaúnas, uma enorme área verde onde estão as famosas dunas de Itaúnas, distrito a pouco mais de 25 quilômetros do Centro. Nas ruas pacatas da cidade eu encontrei história e cultura, mas o que vai lhe conquistar mesmo são as praias de Conceição da Barra.
A 256 quilômetros de Vitória, Conceição da Barra é de fato, uma mistura de cultura, natureza e diversão. Dona de um dos melhores carnavais de rua do Brasil e do famoso Festival de Forró de Itaúnas, a cidade é também uma boa opção para quem quer cair na folia.
A natureza da Barra é exuberante. Aqui, ecossistemas como dunas, alagados, mata atlântica e mangues coexistem em harmonia; como está próxima da Região Nordeste, Conceição da Barra tem forte influência nordestina em sua paisagem e um sinal disso são os muitos coqueiros pela orla da cidade e cajueiros espalhados pelas ruas do distrito de Itaúnas.
Há mais de 20 anos, Conceição da Barra enfrenta o desafio de conter a erosão marítima que já destruiu dezenas de casas na beira-mar. Só para ter uma ideia, no tradicional bairro de Bugia, cerca de 90% das casas foram derrubadas pelas ondas.
Em 2010, foram concluídos cinco quebra-mares na orla que vai do Centro à Bugia, mas atualmente quem mais sofre com o avanço das ondas é a Praia de Guaxindiba.
Além disso, a seca que tem alterado o clima em diversas regiões do país, aqui interfere no curso dos rios, impedindo muitas vezes que eles encontrem o mar, como acontece com o Riacho Doce em algumas épocas do ano.
Praias de Conceição da Barra
Conceição da Barra tem oito praias e a maioria delas tem características semelhantes, com exceção das praias que ficam no distrito de Itaúnas.
Sempre agitado e com muitas ondas, o mar tem uma coloração amarelada devido à interação com os rios Cricaré e Itaúnas, que desaguam na região. A água é agradável em qualquer época do ano, mas é entre setembro e março que ela fica ainda mais quentinha.
Todas as praias de Conceição da Barra são consideras próprias para banho, de acordo com o órgão ambiental estadual, e eu fiz uma lista com as praias de que mais gostei pra você se programar e aproveitar.
Praia da Barra | Mesmo depois da intervenção feita para conter o avanço do mar, a Praia da Barra é a preferida dos turistas que chegam à cidade. Ela tem boa infraestrutura com bares e restaurantes, mas o mar é agitado e exige cuidados. Se por um lado isso é ruim para quem viaja com crianças, por exemplo, por outro é isso que faz dela ideal para a prática do surfe. Na maré baixa, pequenas piscinas naturais se formam na areia.
Praia do Farol | Essa praia também fica no Centro e tem ótima infraestrutura com quiosques, calçadão e uma área de restinga protegida em toda sua extensão. Sua areia amarelada é a preferida pela galera mais jovem, que também aproveita as fartas ondas para praticar o surfe. Aqui em frente fica o farol construído em 1914 e que já mudou de lugar três vezes por conta do avanço do mar. De volta ao lugar original, ele é mais um ponto turístico da cidade.
Praia de Guadinxiba | Essa tem se tornado a nova queridinha dos turistas e dos moradores de Conceição da Barra por ser uma praia mais natural, ainda sem muita intervenção humana. Ela fica bem perto da foz do Rio Itaúnas, e por isso também atrai muitos pescadores que chegam aqui interessados na fartura de peixes, entre eles o robalo.
As constantes e fortes ondas de Guaxindiba arrastam para cá os surfistas que chegam a Conceição da Barra, mas é na maré baixa, quando as ondas quebram mais distantes da praia, que fica mais fácil aproveitar o banho de mar. A água é quentinha, agradável e há também um braço do Rio Itaúnas que passa bem perto da praia, e é aqui, longe das ondas, que muitos banhistas preferem relaxar.
Praia das Dunas | Essa praia fica dentro do Parque Estadual de Itaúnas. Aqui entre os meses de dezembro e março acontece a desova de tartarugas marinhas que também são monitoradas pelo Projeto Tamar. Eu escrevi um post contando como é visitar Itaúnas e nele estão todas as informações que você precisa.
Riacho Doce | Escondida pelas imensas plantações de eucalipto, a última praia do Espírito Santo antes de chegar à Bahia já foi eleita uma das mais belas do país. O riacho que dá nome à praia é a divisa natural dos dois estados e suas águas escuras e geladas são uma boa opção para se refrescar do calor. No verão, a movimentação é constante e as barracas que funcionam perto da foz do rio ficam sempre cheias, tirando um pouco do clima bucólico do lugar.
Praia das Meleiras | Como essa praia fica do outro lado da do Rio Cricaré, para chegar aqui é preciso percorrer uma estrada sem calçamento passando por São Mateus, ou atravessar de barco a partir do píer de Conceição da Barra. A praia é extensa e praticamente deserta. Não há infraestrutura – nem uma sombra sequer – e toda a orla é coberta pela restinga. Na maré baixa você terá que caminhar bastante em direção ao mar para poder se banhar.
Como o mar é calmo, famílias com crianças podem aproveitar bastante essa praia, mas não se esqueça de levar lanche, água e guarda-sol.
Planeje sua viagem a Conceição da Barra
Quando ir | Conceição da Barra pode ser visitada o ano inteiro. O clima da região é tropical, com chuvas espalhadas ao longo do ano e a temperatura média é de 24 graus. Em outubro há o já famoso Festival do Camarão. Nos meses de dezembro a fevereiro e durante o Festival Nacional de Forró de Itaúnas, em julho, a cidade se transforma. Os preços dobram e há gente por todo lado.
Como chegar | O aeroporto de Vitória é o mais próximo de Conceição da Barra. Da capital do Espírito Santo, são 256 quilômetros a cidade. A viagem é feita pela BR-101, rodovia que passou recentemente a ser administrada pela iniciativa privada. As melhorias são facilmente percebidas e entre elas eu destaco a sinalização impecável, a limpeza das margens e o acostamento recuperado, mas esses benefícios têm preço: há três praças de pedágio no trajeto a partir de Vitória e as tarifas somadas totalizam R$ 16,20. Consulte o site da concessionária para saber a situação da rodovia.
A melhor opção é alugar um carro para que você tenha mais mobilidade e consiga fazer tudo dentro do seu tempo. De ônibus, compre passagem para Conceição da Barra na viação Águia Branca. A empresa que faz a rota até Itaúnas é a Mar Aberto.
Quanto custa | Nos restaurantes, os cardápios têm os mesmos preços de Vitória, onde uma moqueca pode custar R$ 90, mas há opções mais baratas. A dica é fugir dos estabelecimentos feitos para atender turistas. Ande um pouco além das ruas principais e você vai achar onde comer bem pagando menos.
Onde Ficar | a Pousada Mirante é uma das melhores opções, possui ótima estrutura e está bem de frente ao mar. 27-988177127 ou 27-37621633
Fonte: http://www.penaestrada.blog.br/as-melhores-praias-de-conceicao-da-barra/