São dos locais mais procurados nas férias e ainda por cima podem ser úteis em várias doenças.
O médico Pedro Cantista, presidente da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica, e a fisiatra Carla Afonso explicam o impacto que os dias na areia e na água salgada podem ter na saúde
Sabia que, desde o século XVIII, os médicos prescreviam viagens à praia ou visitas a “hospitais de banho” – clínicas especiais que ofereciam tratamentos com banhos de água do mar?
A realidade é recordada pela médica fisiatra Carla Afonso e coordenadora da Unidade de Medicina Física e Reabilitação do Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, que lembra ainda que a “água do mar tem sido estudada desde a Antiguidade como um poderoso remédio natural”. A boa influência do mar parece não ter fim. “Podemos ter benefícios nas funções respiratórias, cardíacas, circulatórias, digestivas, dermatológicas, motoras, metabólico-endócrinas, imunológicas e também psicológicas”, garante, por seu lado, o médico Pedro Cantista, presidente da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica, dizendo que praticamente todos os nossos processos fisiológicos podem beneficiar do estímulo balnear marinho. “Os banhos de mar têm até um efeito antidepressivo”, sublinha, notando, porém, que deve haver aconselhamento médico. Cantista, um dos maiores especialistas na área, diz não ter dúvidas dos muitos benefícios que se podem retirar da talassoterapia. Esta “passa pela utilização, com carácter preventivo, curativo ou reabilitativo, dos efeitos do meio marinho, que compreende o clima, a água, as lamas, os lodos, as algas, a areia, os corais e outras substâncias extraídas do mar”. Pedro Cantista e Carla Afonso explicam como a ida à praia e o mar podem ajudar na saúde.
1 Doenças respiratórias
A brisa marítima, ao ser um transportador de substâncias dissolvidas em pequeníssimas gotículas de água do mar, funciona como um verdadeiro aerosol, garante o médico Pedro Cantista. E lembra que o “sal dominante na água do mar é o cloreto de sódio, que tem um poder importante”. A inalação deste “aerossol marinho com uma alta concentração salina tem efeitos muito positivos em várias doenças respiratórias”, diz. Por isso, nota por seu lado a médica Carla Afonso, “quem sofre de asma e de outros problemas respiratórios é, por norma, aconselhado a ir à praia para respirar a brisa e tomar banhos no mar”. E por uma simples razão: “A água salgada ajuda na eliminação de toxinas e dos elementos que atacam os pulmões de quem sofre de doenças respiratórias.” É ainda benéfico, diz a fisiatra do Hospital dos Lusíadas, para quem sofre de “tosse intensa e acumula muitas secreções”.
2 Stress, ansiedade e depressão
“Os estudos de neurociências explicam que o córtex pré-frontal do nosso cérebro é ativado quando estamos em contato com o mar. Esta área cerebral está relacionada com as emoções, por isso apenas só observar ou desfrutar de um passeio junto ao mar – sem mergulhar – diminui a tensão e o stress”, garante a médica Carla Afonso. “A brisa marítima parece favorecer a atividade serotoninérgica – na qual está envolvida a serotonina – “um neuromodulador fundamental no sistema nervoso, que desempenha um papel extremamente relevante nos processos mentais”, acrescenta Pedro Cantista. A serotonina, associada à sensação de bem-estar, “opõe-se a outros neuromoduladores que são ativadores do stress”. Por isso, a brisa marítima pode contrariar o stress. A água salgada em si também tem um papel importante. Segundo o presidente da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica, os banhos de mar podem ter um “efeito antidepressivo”. A fisiatra dos Lusíadas explica que, “por conter magnésio, é um importante calmante e alivia consideravelmente a ansiedade”. Além disso, garante que o sol em associação com o mar é uma terapia indicada para o tratamento de ansiedade, stress e depressão: “Estudos científicos têm demonstrado que as pessoas que vivem com maior exposição ao sol tendem a ser mais felizes. A exposição moderada seria responsável por acelerar a produção de endorfinas, provocando uma sensação natural de bem-estar.”
3 Sistema imunológico
Os sais minerais e vitaminas do ambiente marinho são essenciais para reforçar o sistema imunológico do corpo humano, garante a fisiatra dos Lusíadas. E uns e outros são facilmente absorvidos através da pele “quando se nada ou até quando se está a dar um passeio à beira-mar”, adianta, explicando que há estudos “que concluem que a exposição continuada à água fria melhora a ativação do sistema imunitário”.
4 Alergias
O ar do mar pode ser uma arma no combate às alergias. “De certa maneira, ao respirarmos o ar do mar evitamos inalar certos germes, pólens ou outros alergênicos, afastados precisamente pelas massas de ar. Assim, também as doenças do foro alérgico podem beneficiar com a brisa marítima”, considera o médico Pedro Cantista.
5 Músculos
Os músculos são dos grandes beneficiários das idas aos banhos na praia. “O mar tem um efeito analgésico, indicado para pessoas com dores e problemas musculares”, nota a coordenadora da Unidade de Medicina Física e Reabilitação do Hospital dos Lusíadas, em Lisboa. É também uma boa forma de fazer exercício. “De um modo geral, a imersão em água do mar determina a ação de fatores térmicos, hidrostáticos (como a impulsão e a pressão) e hidrodinâmicos (efeitos das ondas e dos nossos próprios movimentos). E tudo somado constitui um excelente meio de exercício físico”, explica Pedro Cantista, sublinhando que os banhos permitem não só uma ação muscular mas também cardiorrespiratória. O que, na sua opinião, tem resultados na capacidade aeróbica, na força muscular, no equilíbrio. Outro dos benefícios é dado pelo potássio do mar que está indicado como terapia nas fadigas musculares e também na obesidade por retenção de líquidos.
6 Reumatismo
“Está comprovado que a água do mar pode abrandar a progressão do reumatismo a longo prazo, sobretudo se o tratamento for acompanhado de uma dieta e hábitos de vida saudáveis”, garante a médica Carla Afonso.
7 Circulação e hipertensão
“A água fresca do mar e a adaptação do corpo produzem uma benéfica massagem sobre o sistema circulatório: primeiro o sangue flui para a pele e logo retorna aos órgãos”, diz a fisiatra, explicando ser muito útil para as pessoas com problemas circulatórios nas pernas ou com hipertensão arterial.
8 Tiroide
A água do mar contém minerais como o iodo – um micronutriente indispensável para o bom funcionamento da tiroide – que regula o metabolismo. Ao mesmo tempo, sublinha a médica, a “necessidade de adaptação à mudança de temperatura contribui para aumentar o ritmo do metabolismo e tem um efeito muito positivo na circulação do sangue”.
9 Pele, unhas e cabelo
O iodo do mar é também um aliado das unhas, cabelos e dentes, refere Pedro Cantista. Além disso, interfere na saúde do cabelo e dos dentes. Por ser rica neste micronutriente e também em zinco, potássio e oligoelementos, a água salgada “é uma excelente aliada para melhorar doenças de pele e para a cicatrização em geral, devido ao seu efeito antibiótico”, refere a fisiatra dos Lusíadas, acrescentando que “os sais minerais em associação com o sol regeneram a pele”.
10 Ossos
O nosso corpo produz vitamina D quando exposto ao sol. “O que permite que o organismo consiga repor o stock desta vitamina, que é fundamental para a absorção adequada de cálcio nos ossos”, diz a fisiatra, esclarecendo que a dose recomendada diariamente são cerca de 15 minutos. Pedro Cantista lembra ainda que o potássio está indicado como terapia na osteoporose.
Fonte: Visão Saúde
Então tá esperando o quê? Faça já sua reserva na Pousada Mirante e desfrute do melhor da praia conosco.
Vem pra praia!
Pousada Mirante
“Mania de Receber Bem”
Conceição da Barra | Espírito Santo | Brasil 🌴🌞🌴
Mania de receber bem!
Informações e reservas: reservas@pousadamirante.com.br
www.pousadamirante.com.br
(27) 3762 1633 | Whatsapp: (27) 99817 7127
#pousadamirante #conceicaodabarra #espiritosanto #brasil #turismo #tourism #viajes #viagem #descanso #conforto #pousada #trip #instatravel #instatrip #travelgram #felicidade #praia #ecoturismo #natureza #naturelovers #paraíso